‘Barco Escola’ leva conhecimento sobre o Porto de Santos para crianças da Ilha Diana

A Embraport realizou nesta sexta-feira, dia 23 a atividade do ‘Barco Escola’. A iniciativa faz parte da programação da nona edição do Programa Ecoférias, que ocorre neste mês de janeiro.

Na atividade, que teve duração de uma hora e meia, crianças de 3 a 16 anos percorreram por meio de uma barca catamarã todo o canal do Porto de Santos para conhecer um pouco da fauna, flora e os manguezais que compõem o ecossistema da região. Uma bióloga contratada foi a responsável por conduzir as atividades, explicando de maneira didática cada passo do passeio.

As crianças tiveram ainda a oportunidade de conhecer a história do Porto e sua importância para o desenvolvimento do país.

Jeová Ferreira Cardoso Junior, gerente de Segurança Patrimonial, Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Qualidade, destaca que a iniciativa da Embraport tem o objetivo de trabalhar nas futuras gerações a consciência da sustentabilidade. “O futuro do Porto de Santos está nas mãos das futuras gerações e por isso devemos conscientizá-los sobre como ele deve ser preservado”, destaca.

Sobre o Ecoférias

O Ecoférias é um Programa de Educação Ambiental realizado pela Embraport na Ilha Diana desde 2011, sempre nos meses de janeiro e julho, que fazem parte do calendário de férias escolares.

A iniciativa é direcionada a crianças e adolescentes da comunidade, e tem o objetivo de trabalhar a educação ambiental nos pequenos moradores por meio da inserção de novos hábitos, conscientizando-os sobre o uso racional dos recursos naturais, descarte correto dos resíduos domésticos e valorização do patrimônio ambiental
da Ilha como atração turística.

Nesta nona edição, que conta com 36 horas de eco atividades, os temas são: “Conservação e preservação das espécies”, “Patrimônio natural Ilha Diana”, “Porto de Santos” e “Saúde e esporte”.

Outra novidade desta edição é que os integrantes da Embraport, inscritos no Programa de Voluntariado, puderam participar das atividades, auxiliando na entrega de materiais, registro fotográfico, distribuição dos lanches, além de dividirem suas experiências profissionais com os participantes.