Embraport anuncia operação da rota Serviço Atlântico Sul

Rota amplia atuação do terminal em atividades de cabotagem e “feedering”
A Embraport, terminal portuário privado instalado na margem esquerda do Porto de Santos (SP), anuncia o início da operação do Serviço Atlântico Sul (SAS), da Log-In, a partir do dia 5 de março, quando o navio Frisia Wismar atracará no terminal.

Serão, ao todo, quatro navios com capacidade para 2.800 TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), em duas escalas semanais, ligando Fortaleza, no Ceará, a Buenos Aires, na Argentina. Além do Porto de Santos, a linha também escala os seguintes portos no Brasil: Suape, Salvador, Vitória, Itaguaí, Santos, São Francisco do Sul, Rio Grande e Montevidéu.

Além do novo serviço, a Embraport já opera uma linha de cabotagem com uma escala semanal, uma linha com duas escalas semanais para o Extremo Oriente e uma escala semanal do serviço Brazex, rota operada pela CMA-CGM na linha entre a Costa Leste da América do Sul e o Caribe, Norte da América do Sul e América Central.

“As atividades de cabotagem realizadas no terminal representam aproximadamente 11% do volume total movimentado, que comparado aos 9% que este serviço representa na movimentação em Santos, reflete a importância da atividade para a Embraport” comenta Michael Martins da Silva, diretor comercial da empresa.

Ele explica também que com a nova rota, o terminal irá consolidar ainda mais a participação neste segmento, assim como oferecer aos armadores a alternativa de “feedering”, que é o serviço de distribuição de carga, a partir de um porto escalado por navios de longo curso, para os demais portos da região, não escalados diretamente pelo serviço principal (longo curso).

Em 2014, a Embraport espera movimentar aproximadamente 700 mil TEUs, atingindo 60% de sua capacidade atual, que é de 1,2 milhão de TEUs. A meta da empresa é se consolidar como um “hub” (ponto de conexão) no Porto de Santos para cabotagem e navegação de longo curso, e ser referência em produtividade e eficiência, com índices de excelência em sua operação. Além disso, a empresa busca contribuir para reduzir as carências do setor portuário e para o desenvolvimento e competitividade do País, bem como para a geração de emprego e renda na região de Santos.

Localizado ao lado do terminal de granéis líquidos da Ilha Barnabé, o terminal Embraport conta com 653 metros de cais, 207 mil m² de pátio e capacidade de movimentação anual de 1,2 milhão de TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés). O investimento total no empreendimento é de R$ 2,3 bilhões.

Entenda o Serviço Atlântico Sul

Traço = descida
Linha contínua = subida

mapa