Embraport celebra um ano de operações no Porto de Santos

Empresa comemora a operação de mais de 250 navios com produtividade e eficiência

A Embraport, um dos maiores terminais portuários privados do Brasil, instalado na margem esquerda do complexo portuário, na área continental de Santos, celebra um ano de atividades no dia 03 de julho com a movimentação de aproximadamente 500 mil TEUs no período.

A produtividade média registrada nas operações de longo curso e cabotagem é uma das maiores da América Latina, e a média do tempo de atendimento dos caminhões nas instalações da empresa é a melhor no Porto de Santos, garantindo agilidade e eficiência no processo de entrada e saída de carga nos Gates (portões de acesso).

A Embraport busca soluções inovadoras que agreguem performance e produtividade aos processos logísticos, proporcionando maior segurança aos seus clientes. A meta do terminal é se consolidar como um “hub” (ponto de conexão) no Porto de Santos para cabotagem e navegação de longo curso, e ser referência em produtividade e eficiência, com índices de excelência em sua operação.
Ernst Schulze, CEO da Embraport, avalia positivamente o primeiro ano de atividades do Terminal, e destaca o desenvolvimento de outros projetos para o segundo semestre, como por exemplo, a construção do pátio ferroviário e a implementação de novas soluções logísticas, como o serviço de cross-docking (operação de estufagem e desestufagem de contêineres). “Estas ações reforçam nossa estratégia de crescer no setor logístico, oferecendo serviços integrados à operação portuária e com atendimento diferenciado para nossos clientes”, destaca.

Responsabilidade Corporativa

Atualmente, a Embraport emprega diretamente mais de 700 pessoas na região e já investiu aproximadamente R$ 2 milhões na capacitação e formação de pessoas, totalizando mais de 80 mil horas de treinamentos.
O efetivo feminino é destaque nas funções operacionais. Do total de 94 mulheres, 43 integram funções que envolvem desde o planejamento e monitoramento das operações, controle de Gates, vistoria e conferência de cargas, até a operação de equipamentos de grande porte.
A preocupação com a comunidade está inserida no dia a dia do Terminal e, por isso, a empresa apoia projetos e iniciativas de responsabilidade social que contribuem com o espírito empreendedor dos jovens e a geração de renda para diversas famílias de comunidades vizinhas.
Entre as iniciativas, pode-se destacar o projeto Vida Caiçara – Turismo de Base Comunitária, a ação Motorista Legal, voltada aos caminhoneiros, o Querô na Escola, o Cine na Ilha, Ecoférias e o projeto Neorama.

Desde 2006, a empresa formatou e desenvolveu mais de 30 projetos socioambientais na região, aprovados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), contribuindo para conservação da fauna e flora da região e para o desenvolvimento sustentável para região.

Créditos: Estúdio 58

Navio Mercosul Manaus foi o primeiro a atracar no terminal, há um ano.

Créditos: Estúdio 58