Embraport e BTP aderem à iniciativa GO GREEN

As duas instalações portuárias mais recentes do Porto de Santos, Embraport (Empresa Brasileira de Terminais Portuários) e BTP (Brasil Terminal Portuário) decidiram se unir no mês de setembro em prol do Meio Ambiente por meio da campanha Go Green – sozinhos podemos pouco, juntos fazemos muito mais.

A iniciativa é um movimento global liderado pelos cinco maiores operadores portuários mundiais: APM Terminals (um dos acionistas da BTP), DP World (um dos acionistas da Embraport), Hutchison Port Holdings Limited (HPH), PSA International e Shanghai International Port Group (SIPG), e tem o objetivo de contribuir para a construção de portos mais sustentáveis através dos temas reuso e reciclagem, atenção às mudanças climáticas e ações com as comunidades onde as empresas atuam.

No Porto de Santos, cada uma das empresas desenvolverá, entre os dias 14 e 21 de setembro, ações com seus funcionários, comunidade e parceiros comerciais voltadas aos três temas propostos, como palestras, ações de limpeza em rios e praias, plantio de árvores, entre outros.

Além disso, uma ação inédita ocorrerá no dia 19 de setembro, quando funcionários das duas empresas se reunirão para participar do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, data conhecida internacionalmente como “Clean up Day”.

Com o apoio do Instituto Laje Viva, será realizado um mutirão para recolher lixos e demais resíduos dispensados em toda a orla da praia de Santos. Todo o material recolhido será encaminhado para a Unidade de Educação Ambiental do Aquário Municipal de Santos onde será quantificado.

Jeová Cardoso, responsável pela área de Meio Ambiente da Embraport, destaca que esta campanha inédita representa a união de duas empresas com o objetivo de contribuir para que o mundo se torne um local mais sustentável. “Juntos, queremos mostrar que é possível poluir menos, consumir menos energia, produzir menos detritos e deixar um melhor legado para as futuras gerações”, destaca.

Para Elisabete Ramos, gerente de meio ambiente da BTP, é muito animador poder integrar uma ação global “O meio ambiente já está no DNA da BTP, e ter a oportunidade de unir esforços com a Embraport e outros operadores ao redor do mundo, em torno do mesmo propósito, é ainda mais estimulante. Com certeza, a iniciativa Go Green é a melhor forma de atuarmos como catalisadores da mudança global para um ambiente cada vez mais sustentável”.

 

SERVIÇO: Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias

Dia: 19 de setembro

Horário: das 08h30 às 12h

Local: Aquário de Santos

 

Sobre a Embraport

A Embraport (Empresa Brasileira de Terminais Portuários) é a responsável pela operação do mais novo terminal portuário privado do Brasil, na margem esquerda do Porto de Santos (SP). Com investimentos totais da ordem de R$ 2,3 bilhões, proporcionou a criação de mais de 700 empregos diretos e 1.500 indiretos. Seus acionistas são Odebrecht TransPort e DP World. Instalado em área estratégica com acesso por via marítima, rodoviária e ferroviária, em sua primeira fase o empreendimento conta com 653 metros de cais, 207 mil m² de pátio e capacidade de movimentação anual de 1,2 milhão de TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés).

Mais informações no portal www.terminalembraport.com.br.

 

Sobre a BTP

A Brasil Terminal Portuário (BTP) é um terminal multiuso, em área do Porto Organizado de Santos. O empreendimento moderno, que permite maior competitividade aos portos brasileiros, está estrategicamente localizado na margem direita do Porto de Santos e foi construído em formato brown field (área com contaminação ou a ser remediada). Com área total de 490 mil m², e um projeto inovador de R$ 2 bilhões, a BTP oferece ao País um terminal sustentável, tendo promovido a remediação de um dos maiores passivos ambientais do Estado de São Paulo e o maior em área portuária. Sua implantação no maior porto da América Latina permite a geração de centenas de empregos diretos, colaborando para o desenvolvimento local. Com capacidade estática de 34.600 TEU’s, o terminal possui 1.108m de cais para atracação, oito portêineres, 26 transtêineres, sete empilhadeiras, 40 terminal tractors e 16 gates de entrada e saída. Seu processo de recebimento de carretas é realizado por meio de agendamento prévio dos veículos, e é o único terminal da região que possui um estacionamento exclusivo de 35 mil metros² para que os caminhões recebidos permaneçam dentro das suas instalações, com a eliminação das  filas de caminhões no viário e a diminuição na emissão de gases poluentes dos veículos que não precisam mais ficar com motor ligado para acessar a instalação. A BTP é uma joint venture entre a Terminal Investment Limited (TIL) e a APM Terminals e tem capacidade atual de movimentação de 1,2 milhão de TEU’s.

Mais informações no portal www.btp.com.br

 

 

Setembro de 2015

 

Informações para a imprensa:

Embraport:

Gabriel Setten (13) 3229.0719 (13) 99651.5154

psetten@terminalembraport.com.br

BTP:

Matheus Pereira (13)3295.5187

m.pereira@btp.com.br