Embraport marca presença na Intermodal South America 2014

A Embraport, um dos maiores terminais portuários privados do país, instalado na margem esquerda do Porto de Santos (SP), participa pela segunda vez da Intermodal South America. Considerada o 2º maior evento do mundo para os setores de logística, transporte de cargas e comércio exterior, a feira acontece no Transamerica Expo Center, em São Paulo, entre os dias 01 e 03 de abril.

Com um estande de 81 m², a empresa vai mostrar os detalhes de seus primeiros meses de operação, que teve início em julho de 2013 com 653 metros de cais e 207 mil m² de pátio.

Atualmente, a Embraport opera o Serviço Atlântico Sul (SAS) em duas escalas semanais, ligando Fortaleza, no Ceará, a Buenos Aires, na Argentina. A empresa opera também uma linha de cabotagem com uma escala semanal, uma linha com duas escalas semanais para o Extremo Oriente e uma escala semanal do serviço Brazex, rota operada pela CMA-CGM na linha entre a Costa Leste da América do Sul e o Caribe, Norte da América do Sul e América Central.

Localizado ao lado do terminal de granéis líquidos da Ilha Barnabé, entre os rios Diana e Sandi, o terminal tem acesso por via marítima, pela Rodovia Cônego Domênico Rangoni, mais conhecida como Rodovia Piaçaguera-Guarujá, e por uma linha férrea, facilitando o transporte de cargas por esse tipo de modal.

As dimensões do terminal, somadas à tecnologia dos equipamentos, possibilitam a movimentação anual de 1,2 milhão de TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés). A meta da Embraport é se consolidar como um “hub” (ponto de conexão) no Porto de Santos para cabotagem e navegação de longo curso, e ser referência em produtividade e eficiência, com índices de excelência em sua operação.

Além disso, a empresa busca contribuir para reduzir as carências do setor portuário e para o desenvolvimento e competitividade do País, bem como para a geração de emprego e renda na região de Santos.

Estrutura

A Embraport emprega hoje diretamente mais de 750 pessoas na região. e e já investiu R$ 1,9 milhão em mais de 75 mil horas de treinamentos.
Com modernos equipamentos e sistemas em sua operação, a Embraport se encontra na vanguarda tecnológica do setor. Para garantir a eficiência, o terminal integra e automatiza processos administrativos e operacionais.

Também conta com complexo de Gates, que inclui Scanner, OCR, Gates e Security Gate, e equipamentos e servidores que estão entre os mais eficazes do mundo para a automatização de processos em terminais portuários.

Investimento socioambiental

O empreendimento criou, ainda, soluções que servem de referência para todos os projetos de infraestrutura do País. Desde 2006, para preservar as características ambientais que envolvem o terminal e melhorar a qualidade de vida dos moradores da região, a empresa formatou e desenvolveu uma série de programas aprovados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

No total, foram investidos cerca de R$ 12 milhões em mais de 30 projetos socioambientais na região. A finalidade dessas ações é a redução do impacto gerado pela obra e a promoção dos princípios que garantem o desenvolvimento sustentável nas esferas ambiental, social e econômica.

Março de 2014

Informações para a imprensa:

CDN – Comunicação Corporativa
Ana Paula Sartor (11) 3643-2904 / 99148-9318 – ana.sartor@cdn.com.br
Luiza Franco (11) 3643-2778 / 97285-3516 – luiza.franco@cdn.com.br