Embraport promove curso de capacitação para moradores da Ilha Diana

Com o objetivo de qualificar os moradores para atuarem como monitores de turismo, iniciativa contribui para a profissionalização e geração de renda da comunidade

A Embraport, um dos maiores e mais modernos terminais portuários privados do país, instalado na margem esquerda do Porto de Santos, inicia no próximo dia 14 de outubro um curso de capacitação para os moradores da comunidade da Ilha Diana, na cidade de Santos, com foco nos monitores que atuam no Projeto Vida Caiçara – Educação Ambiental e Turismo de Base Comunitária, lançado oficialmente em junho deste ano.

Realizada em parceria com a Prefeitura Municipal de Santos, a iniciativa integra o Programa de Educação Ambiental (PEA), realizado pela Embraport, e faz parte da agenda de trabalho do Programa Vida Caiçara, que abre as portas da comunidade para receber visitas agendadas de grupos que tenham interesse em conhecer aspectos ainda presentes na cultura caiçara.
No total, 15 vagas serão disponibilizadas para os moradores entre os meses de outubro e dezembro, com carga horária de 48 horas. A empresa responsável pelo execução do curso é a Caiçara Expedições, especializada em roteiros e projetos de turismo na cidade de Santos.

A capacitação de monitores de turismo receptivo tem por objetivo preparar o morador para o acompanhamento, orientação e transmissão de informações a todos os tipos de pessoas, oferecendo a oportunidade de conhecerem e colocarem em prática as técnicas necessárias na execução do roteiro.
“Nosso estímulo ao projeto contribui para o aumento da participação dos moradores em um programa sustentável. A qualificação dos monitores levará a melhoria do atendimento aos visitantes, além de envolver os jovens no resgate de informações históricas, contribuindo para a preservação da cultura local”, destaca Reynaldo Pincette, diretor da Embraport.

Projeto Vida Caiçara – Educação Ambiental e Turismo de Base Comunitária
O Projeto Vida Caiçara – Educação Ambiental e Turismo de Base Comunitária é apoiado pela Embraport na Ilha Diana, e abre aos turistas as portas da comunidade para um mergulho nos costumes e sabores da vida caiçara.
Voltadas para grupos de 15 a 30 pessoas, as visitas podem ser agendadas em todos os dias da semana. Pelo pacote, os visitantes têm direito a ir e voltar da ilha de barco, além de fazer um passeio pelo estuário. A programação contempla, ainda, café da manhã, almoço e monitoria. São previstas condições especiais para grupos maiores, como escolas e outras instituições da região, além da possibilidade de montar outros tipos de pacotes.

Sobre a Embraport
A Embraport (Empresa Brasileira de Terminais Portuários) é a responsável pela operação do mais novo terminal portuário privado do Brasil, na margem esquerda do Porto de Santos (SP). Com investimentos totais da ordem de R$ 2,3 bilhões, proporcionou a criação de mais de 700 empregos diretos e 1.500 indiretos. Seus acionistas são Odebrecht TransPort e DP World. Instalado em área estratégica com acesso por via marítima, rodoviária e ferroviária, em sua primeira fase o empreendimento conta com 653 metros de cais, 207 mil m² de pátio e capacidade de movimentação anual de 1,2 milhão de TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés).
Mais informações no portal www.terminalembraport.com.br.

Outubro de 2014
Informações para a imprensa:
Miucha Andrade (13) 3229.0714 I (13) 99791.7241
m.andrade@terminalembraport.com.br