Embraport realiza primeira operação de carregamento de trilhos por ferrovia

A Embraport, um dos maiores e mais modernos terminais portuários privados do país, instalado na margem esquerda do Porto de Santos (SP), iniciou nesta quinta-feira, dia 18, a operação de carregamento de trilhos por ferrovia.

No total, 20 viagens serão necessárias para o transporte de 15 mil toneladas de trilhos, divididos em grupos de 800 a 900 toneladas. A carga será transportada até a cidade de Bauru, no interior do Estado de São Paulo.

Esta é a primeira vez que a Embraport utiliza o pátio ferroviário, inaugurado no ano passado, para realizar o carregamento de cargas como trilhos, por exemplo.  Os vagões utilizados na operação, da empresa Rumo/ALL, são do modelo “Head Hardened Rails” ou TR-68, e utilizados especificamente para o carregamento de cargas mais pesadas.

Em menos de um ano de operação, o novo pátio da Embraport destinado as operações ferroviárias já movimentou mais de 12 mil TEUs, o que representa cerca de 2% das cargas movimentadas pelo terminal.

Fábio Siccherino, diretor de Novos Negócios da Embraport, destaca que cada vez mais a empresa tem investido em oferecer serviços completos à seus clientes objetivando reforçar o compromisso da empresa com a integração de modais. “No caso desta carga, a Embraport foi o terminal responsável pela descarga do navio e agora integrará o escoamento da carga pelo modal ferroviário, assegurando custos competitivos, destaca.

 

Siccherino aponta ainda outra vantagem que diz respeito a questão da sustentabilidade. “A decisão do transporte dos trilhos pela ferrovia contribui com a redução de 625 viagens de caminhão, reduzindo o excesso de veículos nas estradas, além de emitir menos gases poluentes na atmosfera”, finaliza.

 

 

Sobre a Embraport

A Embraport (Empresa Brasileira de Terminais Portuários) é a responsável pela operação do mais novo terminal portuário privado do Brasil, na margem esquerda do Porto de Santos (SP). Com investimentos totais da ordem de R$ 2,3 bilhões, proporcionou a criação de mais de 700 empregos diretos e 1.500 indiretos. Seus acionistas são Odebrecht TransPort e DP World. Instalado em área estratégica com acesso por via marítima, rodoviária e ferroviária, em sua primeira fase o empreendimento conta com 653 metros de cais, 207 mil m² de pátio e capacidade de movimentação anual de 1,2 milhão de TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés).

Mais informações no portal www.terminalembraport.com.br.

Fevereiro de 2015

Informações para a imprensa:

Gabriel Setten (13) 3213.0719  – (13) 99651.5154

gabriel.setten@embraport.com