Embraport recebe navio San Clemente em viagem inaugural

A Embraport, um dos maiores e mais modernos terminais portuários privados do país, instalado na margem esquerda do Porto de Santos, recebe nesta sexta-feira, dia 26, a embarcação San Clemente, da Hamburg Süd. O navio está em sua viagem inaugural e chega à Santos pela primeira vez, como parte do serviço Ásia, que  liga o Brasil ao extremo oriente e é realizado em conjunto com outros oito armadores (Maersk Line, Safmarine, CSAV, CMA CGM, China Shipping Container Lines, Hanjin, Hapag Lloyd e CCNI).

Construído no estaleiro Hyundai Heavy Industries, em Ulsan, na Coreia do Sul, o San Clemente iniciou sua rota em agosto, passando pelos portos de Shanghai, Ningbo Hong Kong, Chiwan, Singapura e Port Kelang. No Brasil, além de Santos, a embarcação fará escalas nos Portos de Paranaguá (PR), Rio Grande (RS) e Itapoá (SC), além de escalar ainda os Portos de Buenos Aires, na Argentina e Montevidéu, no Uruguai.

Com 300 metros de comprimento, 48,2 metros de largura e capacidade para 9.000 TEUs, o navio é um dos maiores porta-contêineres em navegação pela costa brasileira.

Para a operação na Embraport, estão previstos 1.657 movimentos, sendo 1.483 de descarga e 174 de embarque.

 

Sobre a Embraport

A Embraport (Empresa Brasileira de Terminais Portuários) é a responsável pela operação do mais novo terminal portuário privado do Brasil, na margem esquerda do Porto de Santos (SP). Com investimentos totais da ordem de R$ 2,3 bilhões, proporcionou a criação de mais de 700 empregos diretos e 1.500 indiretos. Seus acionistas são Odebrecht TransPort e DP World. Instalado em área estratégica com acesso por via marítima, rodoviária e ferroviária, em sua primeira fase o empreendimento conta com 653 metros de cais, 207 mil m² de pátio e capacidade de movimentação anual de 1,2 milhão de TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés).