Embraport utiliza tecnologia QR Code para movimentação de cargas soltas

A Embraport, maior e mais moderno terminal portuário privado do país, instalado na margem esquerda do Porto de Santos, continua investindo em soluções tecnológicas que visam o desenvolvimento, a segurança e a agilidade de suas operações. A novidade da vez é a utilização da tecnologia QR Code para a operação de cargas soltas, especificamente no manuseio de trilhos de importação.

Na operação da Embraport, os trilhos são descarregados do navio e armazenados no pátio do terminal. Para carregá-los no caminhão, eles são agrupados em “fiadas” (nome dado a um conjunto de 12 trilhos presos a um spreader e transportado pelo RTG) que depois são posicionados sobre a carreta.  Cada caminhão pode transportar até duas fiadas de trilhos, totalizando um total de 24 unidades.

No processo anterior, um fiscal da Embraport tinha a missão de anotar todos os números de série dos trilhos em uma prancheta e depois reportar estas informações manualmente à importadora da carga, para que assim seja possível monitorar o deslocamento das peças e também saber informações sobre o veículo responsável pelo transporte.

Para facilitar o processo, a área de T.I da Embraport desenvolveu uma tecnologia que faz a leitura dos códigos existentes em cada um dos trilhos através do sistema QR Code (Quick Response code). Por meio de um coletor de dados, o conferente da Embraport registra as informações de maneira rápida e disponibiliza ao importador, tornando o processo mais rápido, eficiente e seguro.

Para se ter uma idéia da efetividade do novo sistema, desde que ele passou a ser utilizado na Embraport, em março deste ano, já foram manuseados mais de 30 mil trilhos de importação, assegurando um nível de 80% de acerto na leitura da carga, garantindo mais agilidade e segurança à operação.

Elder Coppi, gerente de T.I da Embraport destaca que a utilização deste tipo de tecnologia é inédita no Porto de Santos. “O processo facilita muito o manuseio deste tipo de carga. Com os dados disponibilizados em tempo real, o cliente pode acessar todas as informações necessárias e acompanhar o transporte de qualquer lugar através do sistema da Embraport na internet, facilitando inclusive o rastreamento dos trilhos”, destaca.