Projeto Vida Caiçara tem início na Ilha Diana

O Programa de Educação Ambiental (PEA) Vida Caiçara – Educação Ambiental e Turismo de Base Comunitária – teve início oficial nesta semana, na Ilha Diana. Apoiado pela Embraport, em parceria com a Prefeitura Municipal de Santos, seu lançamento foi realizado com a presença de um grupo de convidados, entre representantes da Secretaria de Turismo de Santos, professores de escolas estaduais e municipais da região e profissionais de turismo, que ajudarão no processo de inserção da Ilha como rota turística da cidade.

Em desenvolvimento desde outubro de 2012, a iniciativa reuniu pessoas da comunidade decididas a se qualificarem para assumir a responsabilidade de coordenar os passeios. O Vida Caiçara contribuirá para compor a renda familiar dos moradores, e representa uma maneira de cultivar as raízes e saberes locais. Ao total, 24 pessoas foram treinadas para atuarem na monitoria e alimentação dos visitantes.

Agendamento

O Programa Vida Caiçara atenderá grupos de 15 a 30 pessoas todos os dias da semana. Os passeios devem ser agendados com, no mínimo, três dias de antecedência, pelo telefone: (13) 98132-8372 (Graziela ou Elisa).

O ingresso tem o valor de R$ 63 por pessoa (pacote completo) e os visitantes têm direito e ir e voltar da ilha em um passeio de barco pelo estuário. O valor contempla, ainda, café da manhã, almoço e monitoria. A iniciativa prevê condições especiais para grupos maiores, como escolas e outras instituições da região, além da possibilidade de montar outros tipos de pacotes.

O ponto de encontro é no atracadouro ao lado do embarque da Dersa, localizado atrás do Prédio da Alfândega, no centro de Santos.