Sistema inédito de câmeras nos RTGs beneficia operação da Embraport

Instalação de câmeras em equipamentos ajudam operadores no deslocamento da carga e garantem mais segurança à atividade portuária 

A Embraport, um dos maiores e mais modernos terminais portuários privados do país, instalado na margem esquerda do Porto de Santos, está utilizando uma tecnologia própria e inovadora para o manuseio de cargas no pátio do Terminal.

Por meio de quatro câmeras fixadas em diferentes pontos do RTG (ou Transteiner, equipamento que faz a movimentação das cargas no pátio do Terminal), o operador consegue visualizar com precisão o posicionamento do caminhão no solo e o momento do encaixe ou retirada da carga de cima da carreta. Nesta atividade, todas as imagens são transmitidas para o operador em tempo real e de diferentes ângulos para um monitor de 20 polegadas, instalado dentro da cabine do equipamento.

Atualmente, os 22 RTGs em utilização na Embraport já possuem o sistema de câmeras, desenvolvido pela equipe de Manutenção. José Roberto Rocco Junior, gerente de Manutenção, destaca que o sistema é inédito no Porto de Santos e está contribuindo de maneira significativa para a eficácia das operações do Terminal. “Além de oferecer mais segurança à operação, o sistema reduz eventuais avarias nos caminhões e torna a operação ainda mais eficiente e dinâmica”, finaliza.

 

PAG. 04 - INOVAÇÃO

Quatro câmeras instaladas do lado de fora do equipamento permitem melhor visualização das carretas durante a movimentação de cargas